segunda-feira, 27 de setembro de 2010


o hamster anão russo é esse bichinho fofo ai da foto são bem ativos como qualquer hamster.

ORIGEM:O Hamster Russo Campbells é originário da Ásia central, do norte da Rússia, da Mongólia e da China, onde vive em dunas de areia. É mantido em cativeiro desde antes de 1963 e chegou às lojas de animais de estimação nos anos 70. Também conhecido como hamster Djungarian, o Hamster Russo Campbells é mais comum que a outra espécie de Anão Russo, o Winter-White.

Cor: a cor original do hamster Anão Russo Campbells é cinza, com uma linha dorsal cinza-escura que vai do focinho ao rabo, mas também existem diversas outras variedades, como o albino (com olhos vermelhos), o branco (com olhos pretos), o preto, o opala (cinza-azulado), etc.

Tamanho: de 10 a 12 cm

Algumas comidas e guloseimas que pode dar ao seu bichinho

Frutas:
Maçã sem sementes
Banana
Amoras
Cerejas
Uvas (sem sementes)
Manga
Melão
Pêssego (sem caroço)
Ameixas (sem caroço)
Framboesas
Morango
Framboesa
Folhas de framboesa (combate a diarréia)

Vegetais:
Aspargos
Brócolis
Couve (Quantidades limitadas)
Cenouras
Couveflor
Aipo
Castanhas
Chicória
Pepinos
Feijão verde
Beterraba
Ervilha
Alface Romana
Espinafres
Batata doce
Trevo
Nabo

Fontes de Proteína:
Ovo cozido
Tofu
Biscoito para cachorros (sem alho ou cebola)
Gafanhotos (criados exclusivamente para servir de alimento)
Pão de grãos com um pouco de leite desnatado ou de soja


Outras comidas:
Torrada (ajuda a combater a diarréia)
Sementes de abóbora (sem sal)
Nozes (não pode ser amêndoa)
Sementes de sésamo
Soja torrada (sem sal)
Queijo (muita moderação)
Sementes de linhaça
Lentilhas
Aveia
Amendoim (há controvérsias, fique de olho na validade dele)
Alfafa
Pipoca sem sal e sem gordura

Alimentos que não se deve oferecer para não afetar a saúde de seu bichinho:
Amêndoas
Sementes de maçã
Comida enlatada
Chocolate
Balas e guloseimas
Salgadinhos
Produtos suínos
Batata crua
Feijão cru
Berinjela
Salsa
Sementes de uva
Abacate (Contém Glicosídeos Cardíacos)
Ruibarbo cru
Folhas de tomate
Laranja ou tangerina (nunca dê alimentos cítricos)
Melancia (contém muita água, o que pode causar diarréia)
Caroço de cereja
Folhas e caroço de pêssego
Caroço de damasco
Limão
Geléias e compotas
Pimentas
Alho
Cebola
Alho poró
Cebolinha
Picles

Pão branco

Reprodução de hamster anão russo:

Esses hamhams ja se reproduzem com 45 dias de vida,mas o melhor é o mais tardar a partir dos 3 meses para que a femea ja esteja mais madura e consiga cuidar bem de todos os filhotes.Nunca cruze hamsters de espécies diferentes, por exemplo, sírio com anão russo etc.., pois eles tem tamanhos e genitárias diferentes, o que pode causar brigas até a morte

caso tenha interesse de cruzar seu hamster, escolha uma parceira da mesma idade ou mais nova que o macho,tente aproximar os dois aos poucos até que eles tenham interesse e resolvam cruzar.O bom é deixar as gaiolas próximas durante uma semana antes de cruzá-los.Fique sempre por perto e retire o macho logo após o cruzamento.

se sua fêmea engravidar, evite pegá-la e reforce sua alimentação com bastante vegetais e legumes e deixe-a descansar bastante, a gestação dura de 18 a 20 dias e nasce cerca de 5 filhotes pra menos e pra mais.

GESTAÇÃO E NASCIMENTO

Durante a gestação, é importante fornecer alimentação à vontade , leite e vegetais para aumentar a taxa de ingestão de proteínas. Não se deve pegar a fêmea neste período. Também remova a roda ou qualquer outro objeto que possa machucar a fêmea. Cerca de dois dias antes da data esperada para o nascimento, deve-se limpar a gaiola e deixar bastante material disponível para a fêmea construir seu ninho (papel higiênico, por exemplo). Não use jornal, pois a tinta pode ser tóxica. Após a limpeza, não se deve mais mexer na gaiola ou incomodar a fêmea.

Normalmente, o nascimento se dá à tardinha, à noite ou de manhã cedo, podendo também ocorrer durante o dia. A fêmea permanecerá ativa até o momento de dar à luz. Antes do nascimento de cada filhote, ela contrairá seus músculos abdominais duas ou três vezes, sentará nas patas traseiras e se curvará, enquanto dá à luz a um único filhote de cada vez. A placenta, que parece um pequeno saco de sangue, será expelida após o nascimento de cada filhote, sendo em geral ingerida pela mãe. Os filhotes nascerão em intervalos de mais ou menos 10 minutos, e a mãe deverá permanecer ativa entre cada nascimento. Desta forma, os filhotes poderão nascer em lugares diferentes da gaiola, mas a mãe os recolherá e os levará para o ninho assim que terminar de dar à luz.

Depois do nascimento dos filhotes, geralmente haverá sangue na forração. Este sangue é proveniente da placenta, e não é preciso ficar preocupado. Os filhotes nascem sem pêlos, cegos e surdos. Os olhos pretos já poderão ser vistos através da pele. No entanto, se os olhos forem vermelhos, não poderão ser vistos. Eles já nascem com dentes. Não se deve mexer no ninho nem nos filhotes antes de duas semanas, sob o risco de a mãe rejeitar as crias ou mesmo comê-las.

A pele dos filhotes começará a apresentar pigmentação após 4 a 6 dias e a pelagem começará a crescer. Aos 8 ou 10 dias, os filhotes começarão a andar pela gaiola. Com 16 dias, os filhotes já estarão cobertos de pêlos e seus olhos já estarão abertos. Já será possível segurar os filhotes por curtos períodos, podendo-se então limpar a gaiola.

Enquanto a mãe estiver amamentando, deve-se manter a dieta reforçada com ração, ovos cozidos, leite ou pão embebido em leite. Com 3 semanas de vida, os filhotes já estarão desmamados, e deve-se então separá-los em duas gaiolas diferentes, por sexo.

Após 3 semanas junto aos seus irmãos e com 6 semanas de vida, cada filhote deverá ser colocado em uma gaiola separada e estarão prontos para serem vendidos ou doados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário